Notícia Aberta
ESCS recepciona novos estudantes em aula inaugural
Sanmya Meneses, da Fepecs
A tarde desta segunda-feira (10) será lembrada como o início de um ciclo para os novos estudantes da 1ª série dos cursos de graduação em medicina e enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), integrada à Universidade do Distrito Federal (UnDF) e mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). O auditório da fundação recebeu mais de 100 discentes para a aula inaugural, que marcou o início das atividades do ano letivo.
O evento reuniu representantes da Fepecs, Escs, UnDF, além de docentes, coordenadores de curso e membros dos centros acadêmicos. Durante a abertura da sessão solene, a diretora da Escs, Viviane Pertele, destacou que o momento celebra tanto as conquistas individuais de cada um dos alunos, quanto o compromisso coletivo que sustenta a excelência da instituição.
Segundo ela, a oportunidade é também “para agradecer aos gestores, docentes, estudantes e profissionais que ao longo dos 24 anos desta escola, com empenho e dedicação, trabalham para garantir a qualidade e a continuidade na formação de excelência de médicos e enfermeiros, com perfil voltado às necessidades da população e em consonância com os princípios e diretrizes do nosso sistema público de saúde”.
A diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha Fernandes, ressaltou a alegria em receber os calouros e aproveitou a ocasião para explicar para os novos estudantes o papel da Fepecs como mantenedora da Escs. “É com muita alegria que recebemos vocês aqui hoje. É única a oportunidade de estar desde o primeiro momento dentro de uma instituição pública de saúde, participando das vivências, conhecendo as minúcias do nosso dia a dia, além de aprender e crescer como ser humano. Porque, para além de médicos e enfermeiros, nós precisamos de seres humanos. Aproveitem, aprendam, cresçam, se especializem!”, enfatizou a diretora.
Já a reitora pro-tempore da UnDF, Simone Benck, lembrou a vanguarda que o projeto da Escs representa para as áreas de medicina e de enfermagem e lembrou a relação histórica entre educação e saúde no Brasil. “Foi a saúde que buscou, por meio da prevenção, historicamente, o ensinar. E nisso ela se tornou uma grande expert nos processos formativos. E vocês, são chamados, hoje, para esse ingresso na Escs, a se comprometem com o seu processo formativo. Mas também vão ser os responsáveis pelos processos formativos dos pacientes e das famílias dos pacientes que vocês atenderem”, destacou.
Palestra e homenagens
Na oportunidade, os calouros acompanharam uma palestra com o tema “Além do diploma: como a Escs nos transformou e o que esperamos do futuro da saúde”, proferida pelos egressos dos cursos de medicina e enfermagem. Em seguida, a solenidade contou com uma apresentação de informações sobre o Projeto Rondon e a entrega de homenagem para a equipe de rondonistas da Escs que participou da Operação Sul de Minas I, no mês de janeiro.
Por fim, a solenidade também homenageou o servidor, Hércules Marcelo, pelo trabalho desenvolvido nos laboratórios da escola.
Atividades do PAC
O Programa de Acolhimento ao Calouro (PAC) é um projeto de extensão desenvolvido a partir da parceria de discentes e docentes da Escs. Ele é desenvolvido anualmente e tem como objetivo recepcionar os estudantes que ingressam nos cursos de graduação da escola. As atividades são voltadas para propiciar a integração dos discentes, fortalecer a instituição e aproximar os novos alunos da população do Distrito Federal, por meio de ações solidárias.
Como parte das atividades do PAC, logo após a sessão solene, os estudantes participaram de um tour nas instalações da Escola. Nos próximos dias, a programação inclui gincanas, palestras, trotes, cerimônia do jaleco, além de apresentação das ligas acadêmicas e confraternizações entre calouros e veteranos.